Chevrolet Cruze 2012

A última novidade da GM, o Chevrolet Cruze 2012, está com sua chegada ao Brasil agendada para agosto e final deste ano. O sedã está programado para agosto e o Cruze hatch, ainda está com data indefinida, talvez chegue no final do ano. Chevrolet Cruze é fruto de um projeto elaborado pela GM junto com a coreana Daewoo – controlada desde 1998 pela própria General Motors.

Chevrolet Cruze é um carro que esbanja esportividade. Além de participar da WTCC (campeonato mundial de turismo), possui seu próprio campeonato automobilístico na Europa, chamado Chevrolet Cruze Cup, desde 2010. Os carros que competem nesses campeonatos utilizam motor 1.8  16v com 141 cv, o mesmo do Cruze comercializado na Argentina. Pode se dizer que o seu visual lembra um Vectra mais arredondando, mas a sua dianteira lhe apresenta como um carro “agressivo”.

Cruze 2012 lateral

A versão hatch (veja fotos do Cruze hatch) chegará para substituir o Vectra GT e entrar no mercado junto com o Vectra sedã, que ainda seguirá sendo fabricado. A versão hatch é inédita até mesmo na Europa. Assim como o Ágile, terá as opções de LT (básica) e LTZ (completa). O motor será o elogiado Ecotec, um motor classificado pela própria montadora como World Class (classe mundial). Acredita-se que o motor sofrerá uma pequena alteração para poder virar flex e se adaptar ao gosto geral brasileiro. Mas seguirá sendo o 1.8 l 16v com a média de 141 cv. Aliás, com etanol, poderá chegar nos 148 cv.

Interior Cruze 2012

Chevrolet Cruze 2012

A versão sedã, por sua vez, já é não é uma novidade, pelo menos não aos europeus e argentinos, por exemplo. Por enquanto os brasileiros ainda precisam ficar babando, a menos que alguém queira importar um…  O sedã, assim como o hactch, terá as versões LT e LTZ. Direção hidráulica e freios ABS nas duas versões e ar condicionado e controle de tração para a top de linha. Na argentina também é fabricado com um câmbio automático de seis marchas. Suas dimensões são de 4,60 m de comprimento e 1,78 m de largura.

Tudo indica que as primeiras montagens no Brasil serão feitas utilizando peças importadas. A estimativa de preço do Cruze 2012 fica entre os R$ 68.000.