Conultar Renach

Renach, ou Registro Nacional de Carteira de Habilitação, é um grande banco de dados que registra toda a vida do condutor de veículos. Desde o seu nascimento até a sua habilitação – e todas as suas respectivas ações no trânsito –, controlando as mudanças de categoria, imposições de penalidades, suspensões do direito de dirigir e ainda mudança de domicílio e transferência de estados.

Este documento controla ainda a emissão da CNH e da PID – Permissão Internacional para Dirigir, que é o documento necessário para que um brasileiro possa dirigir no exterior (nos países signatários da convenção de Viena). Cada condutor de veículos recebe o número de registro já quando da entrada nos documentos para fazer uma carteira de habilitação. Por isso, consultar o Renach se tornou uma tarefa mais comum, e para saber onde está o seu: este número fica na lateral de sua CNH, mas vale lembrar que nem todos os Detrans usam esse número preferencialmente. Alguns utilizam o “número de registro”, que fica ao lado do RENACH.

Apesar da distribuição federal do documento, não é possível consultar o Renach pelo CPF por meio da internet. Unicamente em um posto do Detran ou em um Poupa-Tempo. Veja abaixo uma simulação de uma CNH válida e procure pela numeração apontada em sua CNH.

Número Renach

O Renach ainda possui uma arquitetura de bases distribuídas, composto de uma base nacional (DENATRAN) e das bases estaduais (DETRAN). Todas estas bases estão integradas e em comunicação constante. O sistema do Renach está disponível à consulta pública por meios dos sites do Denatran ou do Ministério da Justiça.

Consultar o RENACH no Detran de seu estado

Selecione abaixo o estado em que sua CNH foi expedida e entre com os dados necessários para consulta completa. Vale lembrar que cada estado tem seu modo de consulta e alguns não utilizam do RENACH, mas sim do “número de registro” da sua carteira de habilitação para consultar Renach.

Através do Renach é possível encontrar informações sobre o motorista, a situação da habilitação, a pontuação na carteira, multas e muitas outras informações que cada condutor precisa saber sobre si mesmo.