Effa Plutus 2011-2012

Realmente a China não estava brincando quando assumiu a responsabilidade de invadir um mercado de carros praticamente consolidado. A Effa Plutus é a promessa da empresa chinesa de uma picape média – comercializada na China pela Huanghai. Plutus é o começo da chegada de modelos chineses mais robustos ao mercado brasileiro. Depois dos veículos considerados leves, nada mais conveniente que o investimento numa linha maior.

A Effa Motors chegou ao Brasil em 2007 com o M100, na época o carro mais barato do país, tirando o lugar do Uno Mille. A empresa começou com apenas seis revendas e todas elas na grande São Paulo. Mas o número só tem aumentado desde então, provando que não está aqui para brincadeira. Por isso mesmo resolveu investir trazendo a picape Plutus 2011-2012, que será o primeiro veículo chinês movido a diesel a ser vendido no Brasil.

Interior Effa Plutus

Mesmo que seu exterior não tenha acompanhando os novos desenhos e se mantido “quadrado”, não lhe falta robustez, pois suporta até 1.050 kg de carga na caçamba. Porém não chega a ser uma picape média para trabalhos que exijam bastante força de tração, como a Ford Ranger 4×4, por exemplo. Seu motor é um turbodiesel 3.2 litros 8 válvulas, com 103 cv de força com torque de aproximadamente 25 kgfm, não fugindo muito da média, mas não conta com a tração nas quatro rodas, o que pode dificultar em terrenos de difícil acesso. Seu interior, por vez,  possui um acabamento interessante, que dá impressão de conforto e elegância.

Suas dimensões também se equiparam às das camionetas mais vendidas do Brasil na categoria. A distância entre os eixos é de 3,38 metros. Seu comprimento total é de 5,35 metros. As rodas são de liga leve aro 15 polegadas. E a cabine estendida com lugares para cinco pessoas a torna preferível para quem precisa transportar a família.

Effa Plutus

A Effa Plutos 2011-2012 vem em uma única versão, com ar-condicionado, sistema de freios ABS, vidros e travas elétricas, espelhos retrovisores com regulagens elétricas, bancos em couro e som reprodutor de CD. O preço deverá ficar entre R$ 50.000 e 55.000, uma oferta tentadora para uma picape completa. A previsão de chegada é para entre os meses de julho e agosto deste ano.