O Salão Internacional de Frankfurt, que acontecerá em setembro deste ano, já espera pelo novo Audi A4 2012. E as mudanças são bem notáveis, tanto pela parte externa com novas linhas para a carroceria, quanto na parte técnica geral do carro. Enquanto isso, aos poucos o carro vai se revelando por inteiro, mas já foi possível recolher uma boa quantidade de informações sobre o futuro e breve geração do A4.
A última alteração significativa no visual do A4 ocorreu há quatro anos. O novo visual foi estudado de acordo com o Audi A6, com a adoção do mesmo formato das lanternas dianteiras e traseiras. Com as lanternas mais estreitas, seu visual ficou consequentemente mais agressivo. A iluminação na parte traseira será agora completamente por LEDs, porém, o resto das linhas não está muito longe de se parecer com um Jetta. Podemos esperar por um carro equipado com sensores de estacionamento e luzes indicativas de direção nos retrovisores externos.
Em seu interior, a principal alteração, já revelada pela Audi, será no seu sistema de multimídia, que receberá uma atualização: a então nova versão do sistema de multimídia, já presente no modelo atual do A6. Entre os acessórios de fábrica deverão vir airbag duplo, volante multifuntional, computador de bordo, ar-condicionado digital, ajuste de altura do volante e do banco do motorista, direção elétrica, entre outros.
Na parte da motorização do Audi A4 2012, nada diferente, oferecendo opções entre o 4 cilindros 2.0 TSI de 180 cv de potência e o V6 3.2 de 269 cv de potência. O melhor seria, inclusive para muitos dos consumidores do A4 mais potente, que existisse a opção do motor V6 3.0 de 300 cv de potência, o mesmo que equipa o A6, sendo mais eficiente e econômico do que o 3.2. No mais, sua tração deverá ser integral com sistema automático.
No Brasil, o novo modelo do Audi A4 deve chegar somente em 2012. O seu preço deverá fica na base dos R$ 148.764 para a versão 2.0 e R$ 238.500 para a versão 3.2. Dos três sedãs médios alemães no Brasil (Mercedes C180, BMW 320i e Audi A4), ele possui o seguro mais caro, é verdade, mas apresenta melhor desempenho para compensar.