Audi R8 GT, o modelo mais caro da história da marca a ser vendido no Brasil, chegou ao Brasil em agosto de 2011. Além de ser o mais caro, custando R$ 1,2 milhão, será bem limitado na questão de unidades vendidas. Ao todo serão produzidas 333 unidades e somente 3 delas deverão vir para o Brasil. Resumindo, quem tiver o carro aqui, será proprietário de um Audi cheio de exclusividade em vários sentidos.
Para o design do R8 GT, a Audi buscou não somente uma identidade visual própria, como também melhorar a redução de peso, importante para ajudar a torná-lo tão rápido. Claro que que a versão GT ainda utiliza boa parte dos componentes da versão LMS. O Audi R8 LMS é o que disputa a Le Mans Séries, um carro com ótima mecânica e esportividade de sobra, que coloca a Audi entre as equipes com mais títulos no campeonato.
Sua estrutura é de fibra de vidro reforçada. O Audi R8 GT é um carro relativamente leve, tudo devidamente estudado para assim ser. Sua tecnologia na redução de peso baseia-se em estruturas em alumínio, ficando pelo menos 100 kg mais leve do que sua versão original. Essa leveza toda é importante para que o carro consiga ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
As mudanças estéticas não ficam limitadas ao exterior. No interior a cor dominante é o preto, reforçado por detalhes nas cores vermelho e cinza titânio. Os bancos, volante e as colunas do para-brisas são revestidos de Alcântara, lhe dando um excelente acabamento interno.
Mas, obviamente, o maior foco do Audi R8 GT fica em sua motorização e sua esportividade. Lá está o motor 5.2 V10 FSI, com injeção direta de combustível. Alta potência, com melhoria no consumo graças a sua queima perfeita. E é claro que não poderia faltar o câmbio automatizado de seis marchas da Audi, o já famoso R tronic, um câmbio automático esportivo que permite trocas sequenciais assim como um manual. As trocar são feitas sem o uso do pedal de embreagem, somente pelas borboletas no volante, chamadas paddle-shift. Esse sistema inteiro é responsável pela sua velocidade máxima de 320 km/h, desenvolvendo 560 cv de potência.
Entre seus concorrentes estão Ferrari 458 Italia 4.5 V8, Lamborghini Gallardo LP560-4 e Mercedes-Benz SLS AMG 6.3 V8, todos com 10 cavalos a mais que o R8 GT, porém com tempos de 0-100 km/h e 0-200 km/h com suis diferenças, seja para melhor ou pra pior - como é o caso da SLS. Aproveite e confira o site oficial do R8 GT no Brasil.