O novo lançamento chinês no Brasil é o Brilliance FRV de uma empresa que desembarcou recentemente por aqui, a Brilliance, trazida pela importadora CN Auto. Também conhecida como a BMW chinesa pelo estilo de seus veículos e sua a parceria com a montadora alemã. Foi uma das primeiras marcas chinesas a se instalar na Europa, mas sua importadora faliu devido aos seus modelos terem sido reprovados nos rigorosos testes de qualidade impostos no velho continente. Porém seus veículos tiveram em média 4 estrelas nos testes aplicados pela China Ncap, um pouco menos rigorosa. Provavelmente sofrerá com o também rigoso Latin Ncap, mas só irá fazer companhia há muitas marcas nacionais que costumam apanhar principalmente no quesito segurança.
A China que já assumiu o posto de 2º maior economia do mundo e caminha a largos passos para deixar os Estados Unidos para trás, está despontando cada vez mais no mercado automobilístico com marcas próprias, investindo em design moderno e preços acessíveis. Se as montadoras tradicionais não se cuidarem em breve os chineses irão abocanhar uma boa fatia do mercado automobilístico, assim como já fizeram com outros setores da indústria.
O Brilliance FRV chega em duas versões, uma "normal" e uma estilo aventureiro, que se chamará FRV Cross. Criado pelas mãos do designer italiano Giorgetto Giugiaro. Suas linhas arrojadas se estendem por 4,21 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46 m de altura e 2,58 m de distância entre-eixos. Possui motor Mitsubishi 1.5 a gasolina com 104 cv de potência. Contará com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático com quatro velocidades.
Como já é tradição nos modelos chineses trazidos ao Brasil o FVR 2011/2012 conta com uma extensa lista de itens de série, entre eles destacamos: direção hidráulica, ar-condicionado, CD player com MP3, airbags frontais duplos, travas e retrovisores externos elétricos, cintos de seguranças de três pontos em todos os assentos, freios com ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Dependendo da versão pode contar também com retrovisores e vidros elétricos, teto solar, direção com assistência elétrica e sensor de estacionamento.
O preço do Brilliance FRV que deverá começar a ser vendido no final de abril deverá ser entre R$ 48 mil e R$ 55 mil. Não muito abaixo dos concorrentes nacionais. O que fará o comprador pensar bem se investe num marca conhecida ou se arrisca em uma novidade chinesa. O Renault Sandero Stepway, por exemplo, tem a mesma faixa de preço e possui mais opcionais. As expectativas de vendas da Brilliance são bem realistas e a principio pretende vender em torno de 3.000 veículos, incluindo todos os lançamentos, até o fim de 2011.