Chana CX20, o primeiro crossover da marca no Brasil, tem data marcada para a sua estreia em 2012. Com um visual ousado, terá a função de expandir as vendas da Chana.
Logo de cara, sua aparência compacta ganha aspectos um tanto quanto curiosos, como os faróis grandes, por exemplo. O investimento nos detalhes da grade dianteira também parece que foi bastante, pois ela pode ficar até estranha num modelo aparentemente simples. Com 3,88 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,57 de altura, a Chana CX20 tende a ter um bom espaço interno e um tamanho ao todo regular, se equiparando aos modelos da sua categoria.
No modelo fabricado e vendido na China atualmente, o acabamento interno consegue ser superior aos outros carros chineses. O revestimento dos bancos é diferenciado, com dois tons de cinza. As portas também mesclam os tons de cinza, que fazem um excelente trabalho visual ao se unirem com a cor prata dos puxadores, também presente no volante e no console central. Itens de conforto como ar-condicionado digital, travas e vidros elétricos, rádio com CD Player e MP3, volante multifuncional e porta copos, também virão de fábrica.
E sua motorização se sai muito bem na briga contra o 1.4 do Fiat Idea. O motor do CX20 é um 1.3 16V com 88 cv de potência. A possibilidade da venda de um modelo flex ainda não foi confirmada, mas fazendo uma pequena análise dos chineses no Brasil, é bem provável que tenha apenas motor a gasolina. Tanto o câmbio manual de cinco velocidades, quando o automático, estão presentes nas versões vendidas na China. Tudo indica que esse câmbio automático estará disponível por aqui, afinal, os fabricantes chineses já perceberam que o brasileiro procura bastante por modelos automáticos.
Seus itens de segurança mais importantes estarão presentes também. Freios ABS com EBD, airbag duplo, censor de ré e faróis de neblina, conseguem oferecer de série o que ainda não é oferecido em alguns dos modelos mais simples vendidos no Brasil.
A aparência frágil presente na maioria dos carros chineses, não parece estar muito presente na Chana CX20. Se tiver uns bons anos de garantia, pode ser uma boa fazer esse investimento, sim. O valor estimado até agora é de R$ 40.000.