O modelo inédito Chery S18 já tem data marcada para estrear no Brasil a partir do segundo semestre de 2011. O carro é compacto e vem para brigar diretamente com o Fiat Uno e VW Gol. Será o primeiro modelo flex dos carros chineses no Brasil.
É possível até dizer que o Chery S18 é o novo sucessor do QQ, mas não é. Ele é tão compacto quando, porém de uma maneira mais evoluída. Supõe-se que os problemas de estabilidade nas curvas presentes no compacto QQ tenham sido corrigidas para o S18 não sofrer do mesmo mal. Mesmo assim, o QQ teve um aumento considerável de vendas aqui, vendido como o carro mais barato do Brasil. Com certeza a empresa não precisou pensar duas vezes na hora de trazer um novo compacto, mas agora flex, conforme a demanda brasileira.
Como os outros modelos da empresa, o S18 deverá vir completo de fábrica. Ou seja, o cliente poderá adquirir um compacto de baixo custo e com ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve, direção hidráulica, som com CD player, leitor de MP3 e entrada USB. Sem contar os itens de segurança sempre presentes nos carros da Chery no Brasil, tais como airbag duplo e sistema de freios ABS.
O espaço interno ficou com capacidade para apenas 4 passageiros, mas em se tratando de um compacto, isso é bastante normal. O S18 mede 3,6 m de comprimento, é menor do que os seus futuros concorrentes Ford Ka, Novo Gol e também o Fiat Palio.
Seu motor consegue obter respostas de aceleração rápidas. Trata-se do motor 1.3 16v flex desenvolvido pela delphi. É o mesmo encontrado na motorização do Chery Face, mas, claro, adaptado para se tornar bicombustível (álcool/gasolina). O motor se equipara tranquilamente aos compactos populares mais em conta no Brasil. Possui torque de 13 kgfm e consegue obter uma média de 89 cv de potência. Só resta saber se o novo modelo flex não ficou muito gastador.
Logo após a sua estreia no mercado nacional, deverá ser a vez do Fulwin. A dupla S18 e Fulwin já estão na lista dos carros da Chery que serão fabricados no Brasil a partir de 2013. O preço do S18 deve ficar na média dos R$ 28.000.