A nova Chevrolet Blazer 2012 foi finalmente apresentada durante o Salão Internacional de Dubai. No exterior carregando o nome de TrailBlazer, o projeto 31-UX chega forte na concorrência, oferecendo um SUV de ponta com força, bom espaço interno e conforto. Os primeiro flagras aconteceram ano passado, quando detalhes da carroceria foram revelados. Agora, totalmente exposto, é possível conhecer melhor cada parte do veículo.
A Chevrolet TrailBlazer, ou Nova Blazer 2012, possui a mesma identidade visual da Gmi700, adotando a nova linguagem global da GM. Nada de muito diferente em relação a nova S10 2012. O modelo apresentado chama atenção por suas lanternas com iluminação em LED e as rodas liga leve de 20 polegadas. As lanternas dianteiras horizontais fazem um belo desenho, invadindo a tampa do capô. Os para-choques mais robustos são responsáveis por darem aquele ar de força para o SUV.
Internamente, a nova Blazer finalmente muda, já que aqui adotava o mesmo interior deste o lançamento. Agora com bom acabamento e espaço aprimorado para todos os sete passageiros. O novo modelo virá sistema de multimídia avançado, juntamente com o de navegação por satélite (GPS) nas versões topo de linha. Os bancos, que são totalmente rebatíveis, contribuem em muito para um recurso a mais quando for necessário expandir o porta-malas.
A Blazer 2012 conta com um novo propulsor desenvolvido pela GM. Trata-se do 2.8 Duramax Turbo-diesel. O sistema turbocompressor se utiliza da última tecnologia para dar o máximo de economia e muita força. Esse motor foi uma boa notícia, já que inicialmente era esperado o mesmo 2.4 flex da S10, porém fabricado pela MWM. O novo motor faz uma bela combinação com o sistema de tração integral AWD (all-wheel-drive).
Uma curiosidade é que esta SUV foi feita para ser um modelo global, isso é, irá ser vendido no mundo inteiro e foi um projeto desenvolvido totalmente pela Chevrolet do Brasil. Suas vendas começarão a partir de 2012. O primeiro país a receber será Tailândia, logo depois deverá chegar aos outros mercados. Atualmente no Brasil, a Blazer já não é mais uma SUV muito respeitada pelo tempo sem atualizações e pela concorrência muito mais moderna, já que é o mesmo modelo - apenas recebeu facelift - desde o seu lançamento oficial em 1995. Felizmente isso irá mudar, pois a Chevrolet Blazer 2012 chegará para agitar a categoria. A SW4 que se cuide.
Infelizmente, hoje a Blazer só vende por causa do preço baixo, afinal é um projeto muito antigo que não recebeu atualizações, e com tal lançamento do novo modelo a média de preço esperada é acima de R$ 110 mil, concorrendo com outras SUV como Freelancer 2, da Land Rover, e Hilux SW4, da Toyota.