Um SUV com proposta diferente: tamanho compacto, design atraente, muita tecnologia embarcada e feito para a cidade. Esta é a proposta direta do Chevrolet Tracker 2015, lançado pela Chevrolet no ano passado para concorrer com o já consagrado Ford Ecosport e o novato Renault Duster. Nenhum deles foi feito para a lama ou sujeira, e isso atrai cada vez mais consumidores. Mas será que o Tracker realmente vai conseguir tirar as vendas dos modelos que atualmente estão no mercado?
A Chevrolet quer atrair os consumidores que buscam maior conforto para os centros urbanos e que não querem se estressar – principalmente com as imperfeições do asfalto – enquanto estão no trânsito. O design foi inspirado no padrão global da Chevrolet, apesar de fugir um pouco da “mesmice” graças aos traços mais musculosos presentes na carroceria.
Disponível em 5 cores – branco, prata, vermelho, cinza e preto, o Tracker 2015 é equipado com vários dispositivos para a conveniência e conforto dos ocupantes. A começar pela central MyLink, que apresenta uma tela de 7” sensível ao toque, que graças a entrada USB permite conexão com pen-drive e celulares. Caso você não goste de fios, também pode emparelhar seu celular ou tablet via Bluetooth e, inclusive, atender e realizar ligações em viva-voz. A central de entretenimento MyLink também exibe a imagem da câmera de ré e indica os resultados dos sensores de estacionamento.
Obrigatório no Brasil e em outros países do mundo, o Chevrolet Tracker vem de fábrica com apenas dois airbags – um número vergonhoso para um carro deste porte – e freios ABS nas quatro rodas com sistema EBD e PBA. Este último, que auxilia o motorista em uma frenagem de emergência. Para quem tem criança e deseja fazer uso de cadeirinha, o Tracker tem sistema ISOFIX, que fixa com segurança máxima a cadeira ao assento traseiro.
Ficha técnica
Importado do México, o Tracker 2015 vendido no Brasil é o mesmo da Argentina. É construído sobre a plataforma GSV, usada também no Sonic, Spnin e Onix. O motor é o Ecotec 1.8 L 16V flex de 4 cilindros, que também equipa o Cruze e gera 144 cv no etanol e 140 cv na gasolina. A transmissão é automática de 6 velocidades em todas as versões.
Como o foco deste SUV é a cidade, as dimensões não são tão grandes. o Chevrolet Tracker tem 4,28 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,64 m de altura e 2,55 m de distância entre eixos. O tanque de combustível tem capacidade de 53 litros e o porta-malas acomoda 306 litros em modo normal e 735 litros com o banco traseiro rebatido.
Preço do Chevrolet Tracker 2015
Acima da expectativa do mercado, o Tracker está disponível em apenas uma versão – LTZ – e tem preço estipulado de R$ 79.900,00. Um tanto quanto salgado, visto que o veículo compartilha elementos de diversos outros modelos da Chevrolet e a concorrência custa menos. A marca justifica o preço do Tracker 2015 pelos itens tecnológicos presentes como itens de série, citamos anteriormente.
De série, o Chevrolet Tracker vem equipado com alarme com acionamento por controle remoto, aviso de utilização de cinto de segurança, dois air-bags, faróis de neblina, luz auxiliar de freio, sensor de estacionamento, câmera de ré, freios ABS, sistema ISOFIX. Para o conforto dos ocupantes do veículo, o Tracker é equipado com ar condicionado, computador de bordo – com medidor de temperatura, consumo médio e autonomia –, controle de velocidade de cruzeiro, vidros, travas e retrovisores elétricos, transmissão automática com opção para trocas manuais, volante com botões multimídia e bancos em couro sintético.
Como opcionais, apenas air-bags laterias e teto solar.
Mesmo com tais itens, o preço cobrado pela Chevrolet ainda é alto e acima da concorrência, o que pode gerar maior desvalorização para o proprietário no futuro. GPS, por exemplo, não é vendido nem como opcional, mesmo com a moderna central MyLink.
Consumo do Tracker
No lançamento do Tracker, a Chevrolet se esquivou ao ser questionada sobre o consumo, e isso é justificável pelos consumos medidos pela imprensa automotiva. Abaixo uma tabela de consumo do Tracker com informações colhidas por proprietários do veículo. Não são os dados oficiais, são médias retiradas de comentários de proprietários.
É visível o alto consumo do Tracker 2015, mostrando baixa eficiência com o preço do combustível subindo cada vez mais.
Avaliação em vídeo
O programa televisivo Vrum realizou uma matéria sobre o Tracker em seu lançamento. Assista a avaliação abaixo e veja o veículo em detalhes.
Você concorda com os resultados? Deixe sua opinião nos comentários e nos diga o que achou do lançamento da Chevrolet na categoria de SUV compactos.