O Vectra foi sinônimo de luxo, riqueza e popularidade na década de 90, mas todos sabemos que este título começou a cair desde 98 com a chegada dos japoneses ao Brasil. A partir de 2000 o Vectra já havia perdido seu consagrado 1º lugar de vendas para modelos atualizados como Honda Civic e Toyota Corolla, mas mesmo assim a Chevrolet não fez nada e viu seu carro deixar de ser um sonho de consumo.
Em 2005 a Chevrolet até queria trazer o Vectra europeu, da Opel, mas não conseguiu. O que restou foi pegar o Opel Corsa e melhora-lo, transformando-o em um sedã médio. Daí nasce o nosso atual Vectra, que é vendido até hoje.
Mesmo com tal facelift, a Chevrolet não conseguiu mais emplacar o Vectra, e agora ele vai sair de linha para dar lugar ao Cruze 2012. Inclusive o Vectra GT também irá sair de linha para dar lugar ao Cruze hatch.
Para "celebrar" a saída do Vectra depois de muitos anos na história automobilistica no Brasil, a Chevrolet resolveu lançar o Vectra Collection, que é um modelo de colecionador limitado a 2.000 unidades. Esta versão ganhou alguns itens exclusivos que não estão presentes em nenhum outro modelo: pintura metálica verde Lotus, bancos em couro com duas cores e a escrita "Collection" e rodas em alumínio aro 17".
Fora o design, nada mudou. O Vectra Collection continua com o motor flex 2.0 que gera 140 cavalos de potência e recebe os itens da versão topo de linha, que são airbag duplo, vidros e travas elétricas, freio ABS, direção hidráulica, ar-condicionado digital, etc.
O preço do Vectra Collection é de R$ 65.400,00 e ele já está disponível nas concessionárias da marca, mas corra: se você quer este carro, tem que ser um dos 2.000 primeiros a comprar.