Até meados deste ano, se cogitou no fim da Chevrolet Zafira no Brasil, tanto que o seu suposto sucessor foi flagrado andando pelas ruas da Europa totalmente camuflado. Mas isso não vai acontecer tão cedo, pois o próprio presidente da Opel, Karl Friedrich, foi quem apresentou a versão 2013 da Zafira no Salão de Frankfurt durante a coletiva de imprensa. Com isso, a estimativa é de que a nova geração chegue por aqui pelo menos até o terceiro trimestre do ano que vem.

Infelizmente ainda há muitos segredos em volta do novo Chevrolet Zafira 2013, tanto que não podemos descartar de vez a chegada de um SUV substituto. A empresa não parece querer se desfazer do modelo, porém as informações são de que a versão final seja diferente da que foi apresentada no salão de Frankfurt. Os detalhes também não foram divulgados, deixando aquele clima de suspense no ar. Essa é a terceira geração do carro, que foi o primeiro do Brasil a oferecer espaço interno para 7 pessoas.

Chevrolet Zafira 2013

Traseira da Zafira 2013

Zafira 2013

Interior Zafira 2013

Karl Friedrich disse na coletiva que o novo Chevrolet Zafira 2013 também será comercializado pela Vauxhall. A Vauxhall nada mais é do que uma filial da GM que fabrica carros para países como o Japão e Inglaterra, onde a direção fica no lado direito. Seria então o suposto substituto do Zafira e Meriva, chamado de projeto PM7, apenas a terceira geração do Zafira em fase de testes na Europa? É bem provável. A imprensa europeia trabalhou na ideia de que aquele protótipo tenha sido derivado do Mini SUV desenvolvido pela GM sobre a plataforma Gamma II.

Mas o mais certo é que o novo Chevrolet Zafira 2013 cheguará por aqui sim, e com as devidas atualizações esperadas. Independente de qualquer coisa, o Zafira já fez sucesso por aqui, somente nesse último ano que teve uma desvalorização considerável. Atualmente ele está mais barato, mas é que a questão da incerteza de sua continuidade realmente faz com desvalorize. Aqui é vendido em 4 versões diferentes, sendo a de entrada apenas disponível para taxistas e frotistas.

Estima-se que o seu preço do Zafira 2013 no Brasil, com a chegada da nova geração, continue no mesmo patamar, porém com uma leve suba, ficando entre R$ 65.000 e R$ 80.000, para competir com Citroen C4 Picasso.