Fazer alinhamento nos pneus do carro é uma das medidas mais importantes para manter a qualidade e durabilidade do carro, assim como também a economia de combustível. Pois é, realmente pouca gente sabe, mas é muito importante fazer alinhamento e balanceamento das rodas do carro regularmente. Fique agora conhecendo mais sobre alinhamento de pneus e quando ele é necessário.

Em primeiro lugar, existe o balanceamento e o alinhamento. O ideal é sempre que se faça os dois. O balanceamento busca compensar e distribuir o peso do carro para equilibrar todo o conjunto de rodas, por isso que se faz uso da aplicação de contrapesos de chumbo nos aros. Já o alinhamento é tão importante, senão mais importante ainda. Rodar muito tempo com o carro desalinhado, acaba denegrindo vários componentes precocemente, incluindo todo o sistema de suspensão.

Alinhamento pneus

Pneus desalinhados também possuem um desgaste não uniforme, além de desestabilizar o carro nas curvas e até mesmo em linha reta. O consumo de combustível aumenta, pois o motor precisa trabalhar muito mais. Como pneus desalinhados não possuem toda a área em contato com o solo, prejudica em muito na hora de uma freada brusca de emergência, podendo colocar o próprio motorista em perigo.

Para ficar sabendo se o seu carro está andando desalinhado, verifique a banda de rodagem e veja se existe algum desgaste irregular. Calibrar os pneus também é necessário, pois pneus descalibrados geram sintomas bem semelhantes ao desalinhamento deles. Por isso calibre os pneus regularmente, pelo menos uma vez por semana. A banda de rodagem é aquela que fica para o lado de dentro do pára-lama. Em cada manual do veículo costuma constar os parâmetros para o alinhamento correto.

Alinhamento pneus 1

Dicas sobre alinhamento de pneus

Já no caso da necessidade de um balanceamento, o motorista notará uma vibração no volante, ou senão no assoalho traseiro, caso o eixo de trás esteja desbalanceado, então aí, o jeito é ir até um profissional especializado para balancear suas rodas. É uma boa também já pedir um alinhamento dos pneus, geralmente os dois são oferecidos juntos.

É sempre recomendado testar o alinhamento das rodas a cada troca de pneus, mesmo sendo somente um. Outra dica é a realização do rodízio de pneus, que ajuda muito na durabilidade e é recomendado por profissionais inclusive. O alinhamento e balanceamento preventivos devem ser realizados a cada 10.000 km rodados, assim como o rodízio de pneus.