Saber quanto está valendo seu veículo no mercado, pode ser bastante fácil com o uso da tabela Fipe. A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) disponibiliza uma tabela com a cotação dos carros, motos, caminhões e micro-ônibus vendidos no Brasil. Na hora de vender o seu carro usado, por exemplo, ela pode ser a maior auxiliar para facilitar a avaliação do preço. Claro que a tabela não define exatamente o preço de um automóvel usado, por isso o veículo precisa passar também por avaliações de conservação.
Os preços são avaliados devido aos levantamentos de dados primários da economia, assim os índices são formulados e temos as tabelas de preços médios e de quantidades a partir de uma série de variáveis econômicas. Por isso, a tabela Fipe expressa os preços médios efetivamente praticados no mercado de veículos brasileiro e é a mais confiável. Ela deve ser usada como parâmetro para a negociação junto às concessionárias, lojas e seguradoras.
Em cada região do Brasil, o preço deve variar, por isso as médias são calculadas usando os diferentes valores nas regiões do país. Para efeito mais concreto de cálculo, os preços excessivamente diferentes da média, são desconsiderados. Você pode usar a tabela FIPE livremente e voluntariamente em contratos. Mais uma informação relevante, é que a tabela não inclui veículos com tratamento tributário diferenciado, tais como adquiridos por motoristas profissionais, cooperativas de trabalho e por pessoas portadoras de deficiência.
Como consultar Tabela FIPE
Consultar a tabela Fipe não é complicado. Primeiro de tudo, você deve acessar o site pelo endereço www.Fipe.com.br. Logo acima, no cabeçalho da página, você deve clicar em “índices”. Logo após, você será encaminhado para tal página. Uma coluna localizada ao lado esquerdo lhe disponibilizará todos os índices elaborados pelo Fipe para a consulta. É só clicar em “Preço Médio de Veículos”.
Logo depois estarão dispostas três opções de consulta: Consulta de carros e utilitários pequenos; Consulta de motos; Consulta de caminhões e micro-ônibus. Para exemplo, vamos utilizar a primeira opção. Primeiro escolha a marca do veículo, logo após o modelo e depois o ano de fabricação. Pronto, terá em suas mãos o valor médio do veículo.