Depois de confirmar a fábrica no México, a Mazda acaba de confirmar uma também no Brasil. A nova fábrica em solo brasileiro deverá ficar pronta somente em 2017, com certeza será um recurso eficiente em busca de melhor atendimento e preços bem mais acessíveis aos carros de alta qualidade da empresa.
A partir do ano de 2012, os carros da Mazda já estarão chegando no Brasil, sendo eles todos importados diretamente do Japão. Estima-se que em 2013 as unidades fabricadas no México comecem a chegar, podendo assim alcançar médias de preço menores e uma estimativa de 70% de modelos fabricados para o Brasil. Depois sim, em 2017, os carros terão fabricação nacional.
Mesmo assim, a empresa já anunciou uma boa representação no Brasil desde o início das importações, visando oferecer melhor atendimento e peças mais acessíveis. Circula inclusive uma informação de que a sua rede de concessionárias já estaria sendo planejada desde agora. Mas o que se sabe realmente é que a empresa já desfez a parceria com os representantes e agora pretende assumir diretamente o controle das negociações no país. Provavelmente a fábrica daqui contará com o apoio da Sumitomo do Brasil, já que a fábrica no México está contando com o apoio da Sumitomo.
A empresa pretende corrigir alguns pequenos erros do passado no Brasil, quando ainda pertencia ao grupo Ford. Por causa da dificuldade em se encontrar peças e mão de obra especializada com reparadores credenciados para o serviço, muitos clientes passaram trabalho com o seus Mazdas. A coisa só piorou então quando a representação da Mazda abandonou o país de vez no ano de 2000.
A Mazda sempre foi bem-vinda no Brasil, por isso tem tudo pra dar muito certo quando tiver sua fabricação nacionalizada. Isso certamente acarretará em mão de obra especializada, peças mais baratas e com melhor acesso, atendimento melhor e mais amplo em todo o território nacional, entre outras acessibilidades sempre bem aceitas. Os carros Mazda são top de linha, ficando entre os melhores do mundo. Por aqui, mesmo com a dificuldade de se manter um, ainda existe um bom público com os seus carros comprados ainda nos anos 90, todos eles funcionando perfeitamente e os seus donos não pensam em trocá-los. Pois é, tem tudo pra dar certo e ficar em primeiro lugar de vendas na categoria.