Exibindo a nova linguagem visual da Ford o novo Ka 2012 já está com estreia marcada. As partes que ganharam evidência na reestilização certamente foram os faróis, e a grade dianteira junto com o parachoque. Pode ser considerado uma mudança não muito grande, mas já se nota diferença no seu design, conseguindo se igualar aos outros carros da Ford.
A questão principal levada em conta com a modificação do seu visual, certamente foi a possibilidade de modificar apenas algumas partes para mantê-lo competitivo na categoria pelo menos por mais um ano, já que em 2013 a Ford pretende lançar a nova geração do modelo. As lanternas dianteiras ganharam máscara negra e os faróis auxiliares estão entre os itens opcionais. Frisos nas laterais apontam outro ponto na inovação do design. Outro item opcional bastante interessante sãos os retrovisores com luzes indicadoras de direção acopladas.
No seu interior, a forração dos bancos sofreu uma melhora. O quadro de instrumentos do Ford Ka 2012 também foi modificado e recebeu uma série de grafismo inéditos, evidenciados pela luz branca que substitui a já manjada e antiga iluminação verde. Também ganhou novos porta-copos no console central. Sofreu pequenas modificações nas maçanetas e alavanca de câmbio, que embora pequenas, podem fazer uma grande diferença. Além disso, um acabamento especial para as entradas de ar, ajudam no reforço do visual interno que ficou bem mais bonito.
Os motores 1.0 e 1.6 deverão se manter os mesmos. Mas uma novidade que circula pela imprensa automobilística é a possibilidade de uma versão esportiva do novo Ka 2012. Seria o Ka Sport. Ele virá de fábrica com pintura exclusiva, com faixas na carroceria que relembram grandes versões esportivas da Ford dos anos 70 e 80, mais as rodas aro 15 polegadas. Esse deverá ser o modelo com motor 1.6. O modelo esportivo fara uma certa diferença porque, mesmo tendo o motor 1.6 que já vem atualmente, é possível apostar na diferença de estilo.
Seu preço deve continuar acessível, sendo hoje um dos carros mais baratos vendidos aqui, deve ficar em torno de R$ 25.420 e R$ 36.180 e deve começar a ser vendido no Brasil a partir do mês de agosto. O carro ainda sofre uma baixa desvalorização, com sérias possibilidades de ser um bom negócio.