A nova versão 2012 do Kia Carens já foi flagrada andando coberta pelas ruas da Europa e Coréia. Porém, pouco se fala sobre o seu lançamento no Brasil. Em todo o caso, como a versão 2011 começou a ser vendida logo que iniciou o ano, suspeita-se que o lançamento da versão 2012 seja logo no início do ano que vem.
Outra suposição que ocorre é a de que o novo Kia Carens será ainda mais semelhante ao Pincanto. Poderá ter mudanças significativas nas lanternas traseiras e talvez ganhe vincos novos nas laterais. A cogitação de um modelo flex é bem pequena, podemos até arriscar tranquilamente em dizer que será o mesmo motor 2.0 16 válvulas a gasolina.
O Kia Carens é realmente um carro bastante curioso. Sua carroceria monovolume consegue transportar até 7 pessoas de forma confortável. É uma minivan sem muita cara de minivan. Ainda mais quando comparado com o Kia Carnival. Mas ele tem boas capacidades, um porta-malas de 220 litros e uma distância entre-eixos de 2,70 metros.
Um dos lados bons em se adquirir um Carens é que sua desvalorização no mercado caiu. Aliás, caiu junto com o preço do seu seguro. O carro também oferece bons itens de série em toda a sua linha, são eles travas elétricas para as portas e porta-malas, transmissão automática sequencial de 4 velocidades, ar-condicionado digital automático, sistema anti-furto acionado por keyless, revestimento de couro no volante e nos bancos, banco do motorista com ajuste elétrico de altura/posição/lombar, faróis de neblina, rádio CD player com leitor de MP3 e antena eletrônica no teto.
A versão vendida no mercado brasileiro atualmente já é com a nova face lift da marca, assinada pelo consagrado Peter Schreyer, com aquele contorno cromado na grade frontal. Até por esse motivo, talvez não tenha tanto assim utilidade uma versão remodelada ainda. Outro motivo seria as vendas, talvez ainda não muito satisfatórias do veículo no Brasil. Do início do ano até agora, foram vendidas apenas um pouco mais de 167 unidades por aqui.
Por ter um preço quase equivalente ao do Picasso, realmente pode chamar pouca atenção da maioria dos compradores de minivans. Seu preço fica entre R$ 69.400 (versão C.162) e R$ 79.700 (versão C.167).