O Kia Optima 2012 teve sue lançamento brasileiro adiado para 2012, mais precisamente para fevereiro. Inicialmente, o lançamento estava previsto para os últimos meses de 2011, mas sofreu um atraso por causa do aumento do IPI para carros importados imposto pelo governo. Acontece que para se livrar desse peso, o carro terá que ser fabricado no Brasil e a montadora brasileira da Kia Motors não possui capacidade de atender imediatamente a demanda.
Quando as vendas começarem, a novidade certamente será o Kia Optima 2012 versão Hibryd. As versões híbridas estão crescendo nas vendas mundias, o que era de se esperar, por isso mesmo que é uma boa jogada já lançá-la de cara no Brasil, ainda mais porque seu competidor direto - o Ford Fusion - já tem uma versão híbrida a venda por aqui. A outra versão não é mais a que foi confirmada há pouco como sendo 2.0 GDI e sim uma com motor 2.4 16V a gasolina com 180 cv de potência e 23,6 kgmf de torque. Por aqui, só estará disponível a versão com câmbio automático de seis velocidades, enquanto em outros países terá a opção do câmbio manual.
Enquanto isso, a Kia Motors já divulgou dados importantes do Optima 2012, como suas dimensões. Considerando então que o carro tem 4,85 metros de comprimento e 2,80 m entre-eixos, podemos ver que pelo menos o espaço interno será um dos melhores da categoria. A garantia é de conforto para todos os 5 passageiros e um bom porta-malas espaçoso com capacidade para até 436 litros de bagagem. O acabamento interno é de alto nível, assim como o externo, que adotou linhas mais robustas, colocando o modelo na sua devida categoria de sedã de luxo.
Podemos esperar bons equipamentos de segurança para o Kia Optima 2012, vindo de fábrica já com sistema de freios ABS com EBD, assim como os controles eletrônicos de estabilidade e tração. Fazendo a segurança dos passageiros e motorista, serão um total de 6 airbags.
Futuro concorrente direto de carros como o Hyundai Sonata (o qual divide a mesma plataforma), Chevrolet Malibu e Ford Fusion, o Kia Optima 2012 deveria chegar no mercado brasileiro custando um pouco mais do que R$ 100 mil. Entretanto, com o problema do IPI, a empresa já anunciou que o preço oficial só será revelado a partir do dia 15 de dezembro.