Pequeno e agressivo, assim deverá ser o esportivo Mini Countryman S 2012, que será lançado em breve. O modelo é fruto da união da Mini com a preparadora de veículos Prodrive, afim de transformar o crossover Countryman em um esportivo. Além do motor mais potente, novas tecnologias estarão presentes no novo modelo, que se espelha no mesmo padrão encontrado no Mini Cooper, de partes visuais, até a parte mecânica.
O visual da versão S do Countryman vem mais limpo de fábrica, as faixas e outros retoques são acrescentados mediante um pequeno custo extra (as faixas mesmo, custam na média dos R$3.500). No mais, é aquele padrão visual notável dos carros da Mini, que de qualquer maneira acabam se destacando. Mas os destaques ficam por conta das rodas de liga leve de 18 polegadas e o teto solar duplo com controle elétrico.
Por dentro, o Countryman S 2012 disponibilizará do espaço aprimorado já conhecido do crossover, assim como o ótimo acabamento. Porém, com linhas bem mais esportivas, como os bancos em couro moldados para a melhor acomodação do corpo durante as curvas em maior velocidade. Por ser um esportivo, a direção é pesada e pode ficar mais com a opção Sport acionada. O conta-giros se encontra em evidência no painel, mais ao lado fica o grande velocímetro. A tela touchscreen do computador de bordo se situa ao centro do velocímetro.
O computador de bordo do Mini Countryman S disponibiliza as funções de navegação, TV digital, controle geral do sistema multimídia, conexão bluetooth para a telefonia móvel, entre outros. A iluminação interna é feita por LED, podendo ser ajustada manualmente. Além de tudo isso, ainda tem a segurança dos freios ABS com EBD e ASC+T (controle automático de tração).
O Countryman S 2012 ainda oferecerá tração integral na versão All4, que deve elevar bastante a performance do seu novo motor turbo 1.6. Sim, esse motor tem certas semelhança com aquele presente no Mini Cooper, mas com uma diferença na potência. Os números ainda não foram revelados, no entanto a estimativa é de que fique entre 220 e 230 cv de potência. Em todo caso, já faz uma boa diferença, levando em conta os 184 cv do Countryman. O preço deverá ficar na base dos R$ 145 mil.