O Nissan Sunny 2012 foi apresentado pela Nissan em janeiro de 2o11 no Salão de Guangzhou na China onde já foi lançado e vem sendo comercializado. Porém deverá desembarcar no Brasil somente em 2012. O modelo importado para cá, a principio será fabricado no México, mas a produção nacional não está descartada.
Trata-se exatamente de uma versão sedã e mais sofisticada do compacto Nissan March, que será lançado em março. Contando com boa parte da estrutura do modelo base, tanto na parte mecânica como no design, é visivelmente um March esticado com algumas alterações na grade frontal e nos faróis traseiros. O interior ficou praticamente inalterado. O nome Sunny será adotado apenas na China e no Brasil ele provavelmente terá seu nome alterado, podendo até ser rebatizado para Nissan Tiida Sedã, pois se trata de um veículo da nova geração da empresa.
Apesar do Nissan Sunny 2012 ser um sedã compacto ele oferece um ótimo espaço interno mesmo para os passageiros dos bancos traseiros e seu porta-malas é generoso quando comparado com outros modelos da categoria.
A missão do Nissan Sunny 2012 é aumentar as vendas da Nissan no Brasil e concorrer com modelos de grande volume de vendas como o Volkswagen Voyage, Renault Logan, Peugeot 207 Passion, Fiat Siena entre outros.
O modelo que está rodando na China atualmente conta com um motor 1.5 HR15DE com 115 cavalos de potência com injetores duplos, mas no Brasil terá com um motor Renault 1.6 de 115 cavalos de potência acoplado a um câmbio Xtronic CVT com tecnologia de transmissão auxiliar. Contará também com opção de transmissão automática.
Focado num público de famílias jovens na faixa entre 30 e 40 anos, possui uma dirigibilidade facilitada pela suspensão MacPherson nas rodas dianteiras e uma barra de torção na suspensão traseira. Perfeito para dirigir na cidade onde há frequentes reduções e retomadas de velocidade. Mas também é ágil e estável pala maiores rotações. Outro ponto importante é que ele herda o precedente do March que é líder em economia de combustível.
O preço do Nissan Sunny deverá estar na média da categoria, que é por volta dos 35 mil reais nas versões de entrada.