Tweel é o pneu sem ar que está sendo desenvolvido pela Michelin. Chamá-lo de pneu sem ar é inclusive um paradoxo, afinal, se não ter ar, não pode ser pneumático. Mas em todo caso, é um modo de distinguir essa tecnologia melhor. A palavra Tweel se origina de duas palavras em inglês: tire (pneu) e wheel (roda). Com um desenho que lembra inclusive rodas de motocicleta, essa tecnologia pretende ser muito mais leve e econômica.
A primeira vez que a Michelin apresentou o seu Tweel foi em 2005 como prenúncio de uma revolução nas rodas automotivas. A partir do centro sólido, fica a roda deformável onde estão presos os raios feitos de poliuretano, sendo leves, resistentes e com boa propriedade amortecedora. Depois tem a banda de rodagem arrematando a parte externa da roda, que também trabalha auxiliando no amortecimento. Economizando borracha e ar, temos uma roda consideravelmente bem mais leve do que as atuais. Assim, logicamente, economizado mais combustível.
É um funcionamento bem simples de se entender. Quando o Tweel começa a rodar, o impacto do solo é absorvido, na medida do possível, pelo raios. Para isso, a roda deformável no centro e a banda de rodagem, conseguem se modificar temporariamente e logo após voltarem para seus formatos originais. A tensão dos raios pode ser escolhida entre várias.
O pneu sem ar Tweel ainda permanece em estudos, devendo ficar assim por mais um tempo. Não é fácil desenvolver uma roda de carro sem o auxílio da pressão do ar. Alguns probleminhas precisam ser resolvidos. A pior falha, sendo também a mais difícil de ser consertada, é a da vibração. Andando lentamente com o carro, o Tweel se comporta bem, mas é só passar dos 80 km/h para que a vibração demasiada aconteça.
Outros dois problemas do Tweel importantes que precisam ser resolvidos ainda, são o seu aquecimento e o barulho. Em testes realizados em viagens longas em altas velocidades, os técnicos acabaram notando uma geração de calor acima do normal. O velho problema da alta velocidade também acaba causando um desconforto por causa do barulho excessivo.
Ainda há muito estudo e investimento pela frente, mas certamente podemos dizer que o Tweel é uma grande revolução para os pneus automotivos que funcionam há mais de 100 anos com ar.