A gasolina no Brasil está cada vez mais cara e isso não é mais novidade, já é rotina. E existe uma pergunta que muitos proprietários de carros fazem hoje em dia: Por que a gasolina no Brasil está tão cara e seu preço segue subindo? Pois é, o país do pré-sal é o mesmo que possui um dos preços mais elevados de combustível no mundo todo. Por isso é necessário ir a fundo nas pesquisas para responder essa pergunta que tantos consumidores fazem.
A coisa é séria mesmo, e não tem como não bater certa indignação quando vemos a gasolina dos nossos vizinhos sul-americanos sendo vendida por um preço bem menor e com uma pureza maior do que a nossa. Como se não bastasse termos petróleo e eles não, ainda somos os pioneiros na fabricação de biodiesel e etanol, além de estarmos na frente na pesquisa do diesel feito de cana-de-açúcar. Exatamente por esses fatores que a nossa indignação fica cada vez maior, assim como o preço do combustível.
Pode se dizer que pelo menos 60% do que você paga na gasolina é imposto. Isso mesmo, até parece brincadeira, mas o imposto sai mais caro do que o preço bruto do litro. E essa mesma porcentagem média se aplica em outro calculo, pois o combustível brasileiro se encontra 60% acima das cotações internacionais, segundo cálculos já realizados por especialistas.
Pois é, mesmo sendo um dos países que mais produzem carros no mundo, não podemos comemorar um bom preço para a gasolina. Além dos impostos cobrados pelo governo, também existe a negociação e trasporte que ocorre com o combustível ao sair da refinaria, claro que aí também entram os impostos cobrados pelo transporte, mas há outros preços acrescentados por causa dos serviços. Isso mostra que o preço final do combustível na verdade fica a cargo de um emaranhando de negociações junto com os impostos básicos.
Também precisamos lembrar que em algumas ocasiões, o Brasil também precisa importar combustível. Um exemplo disso é o diesel que precisa ser importado em grande quantidade todos os anos para poder suprir toda a frota de veículos necessária. É, mas imagine se pelo menos metade dos impostos seja cortados, a diferença seria grande.