O novo Range Rover Evoque 2012 chegará ao Brasil entre outubro e novembro deste ano. Nas opções duas ou quatro portas, se mantendo ainda muito fiel ao modelo conceito LRX. Estará buscando lugar no mercado global de utilitários de luxo.
Com rodas de liga leve com 19 polegadas (as de 20 são opcionais) e os seus 21 cm de altura do chão, o veículo é projetado inclusive para atravessar um canal com 50 cm de profundidade. Um utilitário realmente desenvolvido para encarar qualquer tipo de terreno. Detalhes lhe dão evidência única, como o teto com cor diferenciada do resto do carro, detalhes inferiores dos parachoques em prata e as lanternas dianteiras alongadas. Sua plataforma foi baseada na do Freelander, porém, com entre-eixos menor, assim como o comprimento e altura da carroceria. Já na largura, teve um acréscimo, buscando maior estabilidade.
Com peças da sua estrutura fabricadas em alumínio, como o capô, o peso do Evoque 2012 ficou relativamente baixo. Para melhorar ainda mais, as portas traseiras e os para-lamas são de plástico.
A Range Rover oferecerá mais de 380 mil combinações entre os acessórios de acabamentos e decoração interna (bancos, direção, painel, forração das portas,teto, etc). O condutor não terá problemas em encontrar uma cor que lhe agrade. Assim como a Range Rover garante que não terá problemas em relação ao conforto. A direção será elétrica. As funções do computador de bordo e do rádio poderão ser controlados a partir dos botões no volante. Duas telas de LCD auxiliarão nas funções, uma no console central e outra um pouco menor no centro do painel de instrumentos do motorista.
O motor, consideravelmente mais econômico, é um Ford 2.0 16 válvulas turbo, com 240 cv de potência. O Range Rover Evoque ainda tem câmbio automático de 6 velocidades e tração integral. Vai de 0 a 100 km em aproximadamente 7,6 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 217 km/h.
O Evoque 2012 pode ser considerado o menor carro da linha Range Rover. Seu peso, por exemplo, é o mais baixo entre os outros carros da linha, fazendo com que sua economia de combustível seja maior. Também será o mais barato, ficando entre os valores de R$ 200.000 e R$ 230.000.