Uma tarefa que todo motorista deve fazer esporadicamente é a renovação da CNH para manter seu direito de dirigir. No Brasil, apesar da grande e generalizada burocracia em qualquer esfera, a Carteira Nacional de Habilitação é bastante flexível em relação a renovação. O prazo é grande o suficiente para você conseguir um espaço na agenda e, depois de renovada, o prazo para realizar o processo novamente é bastante grande, independente de sua idade.

Para todo e qualquer motorista é necessário atenção ao seu documento e situação cadastral junto ao Detran. Para sua própria segurança, o motorista deve sempre verificar a data de expiração para saber se sua CNH está próxima de vencer.

A CNH deve ser renovada a cada 5 anos se você tem menos de 65 anos ou a cada 3 anos se você tem 66 anos ou mais. É tempo suficiente para conseguir se programar próximo da data de vencimento. Esse prazo é determinado pelo Denatran em virtude da consulta médica – sendo um período suficiente para medir mudanças físicas do motorista.

A renovação da CNH pode ser realizada a partir de 30 dias antes do vencimento, mostrado na CNH. Se o documento mostra o vencimento como dia 01/10/2025, por exemplo, isso significa que você pode se dirigir ao Detran para a renovação a partir do dia 02/09/2025. Antes desse prazo a renovação não é realizada.

Se por ventura sua CNH vencer sem você perceber, é permitido dirigir com a carteira vencida por até 30 dias. Após esse prazo você não pode mais dirigir e, caso seja pego, a multa é gravíssima, no valor de R$ 191,54 e gerando sete pontos.

Como renovar a CNH

Independente se sua carteira de motorista está para vencer ou já venceu, o processo é simplesmente o mesmo. A diferença é que, para a CNH já vencida a mais de 30 dias você não pode dirigir. Veja abaixo o passo a passo.

  1. Acesse o site do Detran de seu estado e verifique se é possível fazer o agendamento pela internet.
  2. Vá ao Detran mais próximo com os documentos necessários (a lista está abaixo).
  3. Realize o exame médico no próprio local ou em clínica credenciada. Se for taxista ou motorista comercial, também é necessário realizar o exame psicotécnico.
  4. Pague a taxa de renovação da CNH e imprima o comprovante.
  5. Retorne ao Detran com o resultado do exame e o comprovante de pagamento da taxa de renovação.
  6. Pegue seu protocolo e volte ao Detran na data indicada para retirar sua CNH.

O processo para renovação é bastante complicado e burocrático. Para os estados onde o exame não pode ser realizado no próprio órgão público ou não há bancos por perto, a tarefa se torna um real impedimento e é necessário um dia inteiro para conseguir fazer tudo – em alguns casos, até mais. Portanto, não deixe sua carteira de motorista vencer e programe-se para conseguir um dia de folga para realizar o procedimento de renovação da CNH.

Renovar CNH suspensa

Como renovar CNH suspensa

Se você atingiu 20 pontos de infração durante 1 ano ou levou alguma multa gravíssima com suspensão automática, é necessário comparecer ao Ciretran ou Detran, entregar sua CNH e receber uma autorização formal para poder cursar a reciclagem em uma auto-escola.

Somente a partir desta autorização formal é que o prazo da penalidade, caso aplicado, começa a valer. Portanto, faça o quanto antes para poder voltar a dirigir assim que possível.

As penalidades em caso de desistência de defesa variam de 1 a 12 meses caso seja sua primeira ou de 6 a 24 meses em caso de reincidência. Você só poderá renovar a CNH suspensa após esse período e somente se tiver feito o curso de reciclagem.

Renovar CNH cassada

Como renovar CNH cassada

Se você está inabilitado de dirigir pelo prazo de dois anos por ter dirigido durante suspensão ou outros motivos, é necessário aguardar todo o prazo previsto e, em seguida, ir até o Detran mais próximo e pegar o protocolo que formaliza seu cumprimento da pena.

Com o documento em mãos, dirija-se a uma auto-escola de sua escolha e faça o curso de reciclagem padrão. Além do curso, será necessário refazer o exame médico, psicotécnico, prova teórica e prática de direção veicular.

Documentos necessários para renovação da CNH

Ao dirigir-se ao Detran para realizar o processo de renovação, certifique-se de estar com os seguintes documentos abaixo citados:

  • CNH a vencer ou vencida
  • RG ou CNH original
  • Cópia do RG ou CNH (não precisa ser autenticado)
  • Comprovante de residência original emitido a menos de 3 meses (boleto de água, energia elétrica, gás, internet, telefone ou IPTU)
  • Cópia do comprovante de residência (não precisa ser autenticado)

Em caso de estar indo ao Detran apenas para buscar o novo documento, é necessário apenas um documento de identificação com foto original e o protocolo fornecido no primeiro atendimento. É obrigatório no processo de renovação da CNH que sua foto esteja atual, preferencialmente tirada a menos de 5 anos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas – Dê sua nota!