O Toyota C-HR é o SUV compacto da marca japonesa para brigar de igual para igual com Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford Ecosport e demais “gipinhos” que vendem tão bem no Brasil e ainda veem espaço para crescimento no setor. Com aparência moderna, agressiva e de traços extremamente bem definidos, a Toyota planeja mudar sua fama de conservadora com um modelo extremamente inovador.
No mercado norte-americano, o Toyota C-HR será entregue com o mesmo conjunto mecânico do Corolla: motor 2.0 aspirado de 150 cv com câmbio automático CVT. Isso trará agilidade ao SUV e preços mais agressivos, visto que não foi necessário desenvolvimento de um novo conjunto mecânico.
Com lançamento programado para 14 de dezembro de 2016 no Japão, o Toyota C-HR será vendido ao menos em três versões: uma de 116 cv com motor 1.2 turbo; a versão de 150 cv de motor 2.0 aspirado (mesma do mercado norte-americano); e uma versão híbrida, com o conjunto que impulsiona o Prius.
Lançamento do C-HR no Brasil
Apesar do segmento de SUVs compactos vender muito e ser extremamente popular no país, a marca japonesa está com um pé atrás para vender o Toyota C-HR no Brasil. Não só em decorrência do dólar alto e do cenário político complicado, mas em decorrência da fabricação não poder - por hora - ser feito em terras nacionais, fazendo o preço ficar muito acima do que o público-alvo está disposto a pagar.
Portanto, se for para vir e não conseguir vender – perdendo para o concorrente direto Honda HR-V, a Toyota prefere não vender o veículo por aqui.
Caso o cenário nacional aponte para melhoras, o Toyota C-HR poderá ser lançado em 2018, mas sem muita expectativa, visto que até a presença do SUV no Salão do Automóvel é incerta.