O Toyota Prius 2012 já tem previsão de lançamento no Brasil confirmada. O Prius é o carro híbrido mais vendido do mundo e a linha 2012 recebeu mudanças estéticas significativas e se prepara para ser lançada no próximo mês de outubro no Japão, EUA e Europa. Já aqui no Brasil, vamos ter que esperar até o ano que vem mesmo.
Certamente, a principal mudança do Toyota Prius 2012 foi na sua parte dianteira, exibindo um novo facelift bem mais agressivo. A impressão logo de cara é causada pelas novas linhas que dominam agora os faróis auxiliares e a nova tomada de ar dianteira. Na parte de trás, o para-choque traseiro foi remodelado também, realçando as linhas do carro mais para o modo esportivo. Além dessas mudanças, a imponência pode ser verificada também por causa das novas saias laterais e as elegantes rodas de 17 polegadas. Apenas essas sutis diferenças conseguiram dar uma outra aparência ao veículo, bem diferente daquele visual “calmo” anterior.
A cabine do Toyota Prius 2012 consegue levar para dentro as novas linhas dinâmicas do exterior. E para fazer isso, assim como aconteceu na parte de fora, não foram necessárias grandes modificações, apenas umas sutis mudanças muito bem planejadas. Um exemplo claro é o novo material que agora reveste o volante multifuncional, assim como as portas e os bancos. Com um ótimo espaço interno para 5 ocupantes, também oferece um porta-malas com capacidade para 445 litros, coisa que ainda é bastante incomum encontrar nos modelos feitos especialmente híbridos.
E o carro que oferece muito conforto, espaço interno e boa dirigibilidade, consegue acumular a maior parte dos elogios referidos à sua parte mecânica. Para começar ele vem equipado com câmbio CVT, ou seja, possui relações infinitas. Esse câmbio ajuda bastante na economia do motor 1.8 a gasolina de 100cv que trabalha com o outro elétrico de 81 cv. Em números de economia de combustível, que é o que mais interessa, o Prius consegue fazer até 25,5 km/l na cidade.
Quanto ao preço do Toyota Prius: irá custar no Brasil é a grande questão. Acontece que até pouco tempo atrás era possível calcular uma média de preço de aproximadamente R$ 100 mil. Mas agora com o aumento do IPI, só esperando para ver se a Toyota irá bolar alguma estratégia para não colocar o veículo por um preço demasiadamente alto no mercado.