A nova VW Amarok Maxi Concept foi apresentada no Salão de Buenos Aires. Trata-se apenas de uma versão com a caçamba mais longa, comum nos EUA e Europa, onde as picapes médias e grandes são mais procuradas para trabalhos pesados. Ao contrário do que muitos esperavam, talvez infelizmente, não será uma versão de câmbio automático. Alguns acreditavam também que poderia se tratar de uma versão SUV.
Pois é, o suspense inicial feito pela VW até o lançamento da versão Maxi Concept foi tanto que as diferentes cogitações foram das mais diversas. Um versão SUV? Amarok com motor a gasolina e câmbio automático? Não, apenas um modelo com caçamba maior. Mas isso não desagradou os adoradores de picapes e da picape em questão. Uma caçamba mais longa era até mesmo esperada por parte da clientela. A nova caçamba possui 65 cm a mais do que a versão convencional.
O protótipo apresentado no em Buenos Aires possuía cabine estendida, mas tudo indica que, quando começar a ser vendida e entrar em linha de produção, ganhará a opção de cabine simples. O bloco do chassi segue o mesmo das versões vendidas atualmente, e talvez ganhe reforço extra, por ser uma versão destinada exclusivamente aos trabalhos pesados.
É possível que o modelo fabricado aqui venha equipado com o motor Bi-Turbo diesel, 4 cilindros, 16 válvulas com 163 cv de potência com torque de 40,8 kgfm. O câmbio será o mesmo manual com 6 velocidades. Possuirá tração nas quatro rodas 4-Motion selecionável e com reduzida. Porém, essas especificações são estimadas de acordo com o modelo topo de linha vendido atualmente. Existe uma discussão sobre essa motorização não ser a melhor no caso na nova picape. Mesmo sendo um motor de alta qualidade, estando entre os melhores do mundo, pode ser que não suporte trabalhos realmente pesados. Mas claro que tudo isso é cogitação, nada melhor do que pôr em prática.
Também não foram divulgadas ainda informações concretas sobre os itens de série, mas tudo indica que a Amarok Maxi Concept terá todos os recursos das versões Highline e Trendiline. Tais como airbag duplo, retrovisores externos com acionamento elétrico e aquecimento, ar-condicionado digital, sistema eletrônico de estabilidade e display multifuncional.
Infelizmente, a VW também não dá uma data exata e nem mesmo confirmou a sua possível produção no Brasil.