CARROS BR
Renave para transferência de veículos

Pessoa física tem que fazer Renave para transferir veículo?

Artigos

Ao vender um veículos, pessoa física não precisa fazer Renave, visto que este é um processo somente para revendas de automóveis. Saiba mais sobre o novo sistema.

Não é necessário que pessoa física faça o Renave para transferir veículo, até porque este sistema não foi desenvolvido para pessoas físicas, e sim para lojistas: revendas de automóveis e concessionárias de veículos. É necessário entender o motivo da criação desta plataforma (idealizada em 2015 e executada em 2017), continue lendo para entender.

O Renave é um processo para coibir a sonegação fiscal de revendas de automóveis. O processo consiste em agilizar a transferência de veículos pelo meio digital, oferecendo a possibilidade do lojista não precisar ir até o Detran ou pagar um despachante para ter o veículo no CNPJ da loja.

O que muitas lojas faziam, porém, era deixar o veículo no dono do antigo proprietário (mesmo após a loja comprar o carro). Em alguns casos, isso trazia transtornos ao antigo proprietário e motivava que alguns comerciantes fizessem a transferência direta para o novo proprietário sem gerar nota fiscal e, portanto, sonegando os impostos da compra.

Se você é lojista, aprenda a como transferir um veículo com Renave em nosso artigo. É um processo muito simples e descomplicado, bastando apenas que a loja emita uma nota fiscal eletrônica no ato de compra do carro. Dessa forma, automaticamente o sistema irá transferir a propriedade para o CNPJ da empresa e o veículo constará como “em estoque”, pronto para venda e disponível para nova transferência de forma mais desburocratizada.

Apesar do sistema melhorar e muito a vida de proprietários e funcionários de revendas de carros, a pessoa física ainda precisa transferir no Detran apresentando a CRV, nota fiscal do veículo comprado e sua documentação. Apesar da checagem ter ficado mais rápida, ainda há o desnecessário processo de se apresentar em uma unidade do Detran.



⭐️ 4.88/5
Deixe seu comentário